Rodrigo Raineri chegou ao cume do Everest, pela segunda vez.
Carlos Santalena e Carlos Canellas chegaram ao cume do Everest
 
 
 
6 a 25.05.11 - cobertura - Elias Luiz, Edimar Martins, Graziela Freitas e Asian Trekking
 
 
Sonora de
Rodrigo Raineri

Clique para ouvir

 
Dia 28 de maio - 18h15 - Rodrigo Raineri fala direto de Kathmandu
Sonora de
Rodrigo Raineri

Clique para ouvir

 
Dia 22 de maio - 10h06 - Rodrigo Raineri fala sobre o ataque ao cume do Everest.
 
Dia 22 de maio - 10h04 - Rodrigo Raineri já tem projeto de uma nova Expedição ao cume do Everest para 2013, os interessados favor entrar em contato - Fone: (19) 3241-9709 - www.grade6.com.br - 60% dos brasileiros que chegaram ao cume do Everest entre eles Vitor Negrete, Rodrigo Raineri, Ana Elisa Boscarioli, Eduardo Keppke, Carlos Santalena e Carlos Canellas utilizaram os serviços da GRADE6, empresa em que Rodrigo Raineri é sócio proprietário.
Dia 22 de maio - 9h15 - Até o momento houve 325 cumes e 4 mortes no Everest em 2011.
Dia 21 de maio - 8h39 - Nossa análise - Para quem acompanhou o ataque ao cume pela nossa cobertura online, onde tínhamos em tempo real as imagens da webcam que está instalada no Kala Patar, presenciou que somente no início da manhã, lá pelas 6h foi possível ver o Everest, depois disso nuvens no Kala Patar bloquearam a nossa visão, e é exatamente na base do Kala Patar, no vilarejo de Gorak Shep que o Rodrigo iria pousar e durante todo o dia estava com neblina e bem provavelmente toda a parte baixa estava coberto pela neblina.
Dia 21 de maio - 8h16 - Rodrigo Raineri já está no C2. Ele informou que não conseguiu decolar de paraglider do cume do Everst porque não era possível enxergar a área de pouso.
Dia 20 de maio - 22h45 - Nosso artigo em homenagem a Vitor Negrete, "A dor de ser o primeiro" - link para o artigo
Dia 20 de maio - 21h33 - O brasileiro Cid Ferrari, 47, que dias atrás encontrou com Rodrigo Raineri no C2 do Everest, abandonou a escalada no próprio C2 e precisou ser resgatado de helicóptero devido a fortes dores no pé. Cid Ferrari passa bem.
Sonora de
Graziela Freitas

Clique para ouvir

 
Dia 20 de maio - 11h04 - Graziela Freitas fala da mensagem que acabou de receber do Rodrigo Raineri.
Dia 20 de maio - 10h07 - Rodrigo Raineri já está no C4.
Dia 20 de maio - 3h40 - Rodrigo Raineri não irá decolar de parapente do cume do Everest. Ele fez o cume às 9h55 do horário local e já está descendo para o C4. O motivo de não ter decolado provavelmente seja devido aos fortes ventos.
Dia 20 de maio - 2h34 - Rodrigo Raineri acaba de chegar ao cume do Everest. Ele chegou ao cume oficialmente às 9h55, no horário local.
 
 
Webcam - Esta imagem acima vai ser atualizada automaticamente assim que a webcam registrar uma nova imagem - a cada 5 minutos. Lembrando a todos que a imagem só irá alterar durante o período de luz do dia no local, das 6h às 17h.
Dia 20 de maio - 2h13 - Já temos informações de cumes hoje no Everest, equipe americana relatou que o dia está lindo lá em cima.
Dia 20 de maio - 1h44 - Por enquando nenhuma notícia. Também estamos aguardando e anciosos. No primeiro contato que tivermos com o Rodrigo, ele já deve avisar se vai ou não decolar. E se ele decolar, depois fará um novo contato assim que pousar.
Dia 20 de maio - 00h43 - Duas semanas atrás os dois Carlos também sairam mais ou menos no mesmo horário que o Rodrigo Raineri saiu para o ataque ao cume, por volta das 22h, e chegaram ao cume as 9h50 da manhã no horário local, e já estamos aproximando deste horário, como podemos ver em nosso relógio acima.
Dia 20 de maio - 00h11 - Se hoje temos webcam no Kala Patar filmando o Everest, imagina em 5 anos o que teremos? Uma webcam no topo do Everest não seria nenhum absurdo, e registraria todos os alpinistas chegando. Pode ser uma boa solução em algumas montanhas onde já aconteceu de alpinistas mentirem que chegaram ao cume. Teríamos ai uma prova concreta.
Dia 20 de maio - 00h03 - Parece que vai começar a melhorar o tempo em frente a webcam. Hoje é um dia em que muitas expedições estão atacando o cume, diferente de duas semanas atrás quando Carlos Santalena e Carlos Canellas chegaram sozinhos (com seu sherpas) ao topo do Everest.
Dia 19 de maio - 23h10 - Lembrando que o Rodrigo Raineri deve chegar ao cume do Everest entre 0h30 e 1h30 desta madrugada. Esperamos que até lá essas nuvens saiam de frente da webcam. Pelo que observamos minutos atrás, o tempo está limpo lá no cume.
Dia 19 de maio - 22h22 - Não demorou muito e já achamos uma solução, esta imagem acima vai ser atualizada automaticamente assim que a webcam registrar uma nova imagem - a cada 5 minutos - pronto, agora você nem precisa sair da nossa cobertura online para ver as imagens ao vivo do Everest - (a nossa página passa a atualizar automaticamente a cada 5 minutos).
E as imagens estão lindas, lá no cume do Everest o tempo está limpo. As nuvens que as vezes aparece na frente da imagem, dá para perceber que está bem próxima da webcam, são as nuvens no Kala Patar 5.545m.
Aqui bem abaixo da imagem no canto direito, onde a parede do Everest se encontra com a parede do Lhotse formando um "V" é o Colo Sul - C4 a 7.950m - de onde o Rodrigo saiu para o ataque ao cume. São 12h de escalada do C4 ao cume do Everest.
Dia 19 de maio - 20h23 - Enquanto aguardamos notícias do Rodrigo Raineri, acaba de chegar aqui na redação o relado do Carlos Santalena, o mais jovem brasileiro a escalar o Everest, no último dia 7 de maio. Boa leitura a todos - link da matéria.
Dia 19 de maio - 15h42 - Será que teremos uma foto do voo do Rodrigo Raineri em tempo real? Isso pode realmente acontecer, pois acaba de ser criado o Centro de Pesquisas em Grandes Altitudes - High Altitude Scientific and Technological Research - no Kala Patar e foi instalada uma webcam que a cada 5 minutos irá registrar uma imagem do Monte Everest, onde será possível ver na direita da imagem o Colo Sul (8.000m). A webcam está ativa somente pela luz natural, que abrange das 6h as 18h no horário local - link para a webcam
Dia 19 de maio - 15h28 - Até o momento houve 168 cumes e 3 mortes no Everest em 2011. Pela face norte do Everest (Tibet), espera-se que nessa janela de 19 a 21 de maio aproximadamente 200 alpinistas e sherpas ataquem o cume.
Pela face sul (Nepal) a maioria das expedições também colocaram seus clientes e sherpas a caminho do cume. O final de semana promete.
 
Dia 19 de maio - 14h30 - Fica aqui nossa homenagem ao Vitor Negrete que hoje faz 5 anos que faleceu na face norte do Everest, em sua tentativa de escalar a montanha sem o auxílio de oxigênio suplementar. Vitor era companheiro de escalada de Rodrigo Raineri.
Vitor Negrete tinha já feito o cume do Everest em 2005.
Dia 19 de maio - 14h10 - Conforme o horário nepalês, que você pode conferir acima, Rodrigo Raineri já deve ter iniciado o ataque ao cume do Everest.
Dia 19 de maio - 10h25 - Rodrigo Raineri está no C4 e às 22h no horário nepalês, , Raineri parte para o ataque ao cume do Everest, a escalada final deve levar por volta de 12h e sua chegada ao cume está prevista para as 10h da manhã (1h15 da madrugada no Brasil). Se as condições do tempo estiverem boas, Rodrigo irá decolar de paraglider do cume do Everest. Estaremos de plantão até a conclusão desta escalada. Deixe essa página aberta que a cada 10 minutos ela atualiza automaticamente.
Dia 19 de maio - 10h06 - 50% dos brasileiros que chegaram ao cume do Everest entre eles Vitor Negrete, Rodrigo Raineri, Ana Elisa Boscarioli, Eduardo Keppke, Carlos Santalena e Carlos Canellas utilizaram os serviços da GRADE6, empresa em que Rodrigo Raineri é sócio proprietário. Para quem tem planos de escalar o Everest, altas montanhas ou trekking, entre em contato - Fone: (19) 3241-9709 - www.grade6.com.br
Dia 18 de maio - 22h30 - Confirmado, Rodrigo Raineri está no C3 e nessa próxima madrugada parte em direção ao C4 e no dia 20 atacará o cume. Rodrigo está mantendo o projeto inicial de decolar do cume do Everest de paraglider.
Dia 18 de maio - 10h18 - Rodrigo Raineri já deve ter chego ao C3, estamos aguardando a confirmação.
 
Dia 18 de maio - 8h11 - Edurne Pasaban, a primeira mulher a completar as 14 montanhas acima de 8.000 metros em 2010, está de volta ao Everest com o projeto 14+1, neste ano a espanhola tentará escalar o Everest sem o uso de oxigênio suplementar. Ela também irá aproveitar a janela do dia 20 e 21. Pelo que estamos acompanhando, muitas expedições tentarão o cume nesta janela, entre eles os brasileiros.
Dia 17 de maio - 22h51 - Até o momento houve 98 cumes e 3 mortes no Everest em 2011.
Os três alpinistas mortos no Everest este ano:
• 12 Maio 2011 - Taskahi Ozaki - 59 anos - (Japão)
• 09 Maio 2011 - Sailendra Kumar Upadhyaya - 82 anos - (Nepal)
• 01 Maio 2011 - Rick Hitch - 55 anos - (EUA)
Dia 17 de maio - 18h40 - Edimar Martins chegou hoje cedo aqui no Brasil. Carlos Santalena e Carlos Canellas devem chegar amanhã. Enquanto isso Rodrigo Raineri teve um dia de descanso no C2 e logo deve partir para o C3.
Dia 17 de maio - 9h31 - Outros brasileiros partiram rumo aos acampamentos superiores com a intensão de ataque ao cume, são eles: Paulo Coelho (58), Helena Coelho (60), Cid Ferrari (47) e Tatsuo Matsumoto (71), japonês que hoje vive no Brasil, e completa a equipe a australiana Alessandra Pepper (36).
O casal Paulo e Helena Coelho tentaram por mais de dez vezes o ataque ao cume do Everest, sem sucesso, mas sempre optaram por escalar a montanha sem ajuda de cilindros de oxigênio suplementar e nem ajuda de sherpas, pois sempre prezaram que no montanhismo se deve usar apenas o próprio esforço para chegar ao cume, uma visão purista do esporte que sempre foi o lema de ambos e sempre criticaram quem não seguia. Pelo visto contrariando suas ideologias, este ano fazem parte de uma expedição comercial e seguiram rumo ao cume com o apoio de 7 sherpas experientes em grandes altitudes, e está previsto o uso de oxigênio suplementar pela equipe.
Dia 16 de maio - 13h00 - Rodrigo Raineri já está no C2, amanhã será um dia de descanso e depois partem rumo ao cume do Everest.
Dia 16 de maio - 12h13 - Carlos Santalena e Carlos Canellas já estão em Kathmandu tentando remarcar a passagem de volta para o Brasil, mas por enquanto sem data certa de chegada.
Dia 16 de maio - 9h50 - RODRIGO RAINERI partiu nesta madrugada, dia 16 de maio, rumo a sua segunda tentativa de cume. Por volta das 3h da madrugada saiu do Base Camp e o ataque ao cume está previsto para o dia 20 de maio. Estaremos acompanhando, fiquem ligados novamente na cobertura.
Dia 13 de maio - 9h25 - 50 países acompanharam a nossa cobertura online do ataque ao cume, que durou 5 dias, obrigado a todos:
• Brazil • United States • Portugal • Netherlands • Canada • France • United Kingdom • Nepal • Argentina • Spain • Mexico • Germany • Switzerland
• Japan • Peru • New Zealand • Colombia • Australia • Thailand • Paraguay • Venezuela • Sweden • Qatar • Italy • Trinidad and Tobago • Bolivia
• Hungary • Norway • Guinea-Bissau • Greece • Chile • Senegal • Singapore • India • Guatemala • China • Indonesia • Philippines • Andorra • Lithuania
• Slovenia • Turkey • Morocco • Ecuador • United Arab Emirates • Uruguay • Bosnia and Herzegovina • Poland • Puerto Rico • South Africa
Dia 11 de maio - 11h30 - Continuaremos com mais matérias sobre a expedição, teremos uma galeria de fotos, o vídeo do cume e outras matérias que deverão entrar em páginas específicas de notícias. Fica aqui o nosso agradecimento a toda equipe do Extremos, Expedição Everest, Grade6, atriz Claudia Carla e todos internautas que participaram e abrilhantaram o mural da cobertura online do ataque ao cume do monte Everest.
Dia 11 de maio - 11h10 - A Grade6 oferece diversos roteiros de aventura pelas principais montanhas do mundo, desde trekking até o acampamento base à escaladas como Everest, Aconcágua e muitas outras. Entre em contato com a Grade6 - Fone: (19) 3241-9709 - www.grade6.com.br
Dia 11 de maio - 10h41 - Apa Sherpa, líder de escalada da Eco Expedition Everest 2011, na qual os brasileiros fazem parte, alcançou hoje o cume do Everest . Esse é o novo recorde mundial, Apa chegou ao cume do Everest pela 21ª vez. A Eco Expedition Everest tenta trazer a consciência para a comunidade mundial sobre as alterações climáticas e ajuda a remover o lixo das encostas do Monte Everest. Participe, deixe o sua mensagem para os montanhistas no final da página.
Sonora de
Rodrigo Raineri

Clique para ouvir

 
Dia 11 de maio - 9h25 - Rodrigo Raineri fala nesta sonora sobre o voo de parapente do Edimar Martins, a descida dos dois Carlos, sobre seu descanso no acampamento base e o livro que está escrevendo.

  Dia 11 de maio - 5h25 - Edimar Martins faz o primeiro voo da base do Kala Patar, a 5.300m de altitude. Leia o artigo completo com mais fotos.




 
Dia 10 de maio - 11h40 - Matéria da TV Vanguarda, afiliada a TV Globo na região de São José dos Campos/SP.


Dia 10 de maio - 9h00 - Para quem acompanhou toda a cobertura online, percebeu que houve um engano em uma informação, a base havia divulgado que Rodrigo Raineri e Carlos Santalena haviam descido do C4 para o C2 durante a noite e o Carlos Canellas havia ficado dormindo no C4. O erro pode ter sido apenas de interpretação, pois na verdade como agora pudemos ouvir pela sonora do Carlos Canellas e do Rodrigo Raineri, todos dormiram no C4 do dia 7 para o dia 8. Às 10h da manhã, Rodrigo Raineri e o Carlos Santalena por já estarem prontos iniciaram a descida e 30 minutos depois Canellas juntamente com o sherpa desceram e encontraram com a equipe já no C3.
 
Dia 10 de maio - 7h54 - Muita gente está pedindo uma sonora do aniversariante do dia, o Carlos Santalena que está completando 25 anos. Após a sonora do Rodrigo, também falamos com o Santalena e ele agradeceu o apoio e as mensagens de todos deixadas aqui no mural. Como ele está um pouco afônico, devemos gravar a sua sonora quando chegarem em Namche Bazar. Em breve receberemos mais fotos do ataque ao cume e um pequeno vídeo.
Sonora de
Rodrigo Raineri

Clique para ouvir

 
Dia 10 de maio - 7h17 - Rodrigo Raineri fala sobre as complicações que o fizeram abandonar o ataque ao cume do monte Everest.

Dia 9 de maio - 16h32Tradição: Na era da internet o Extremos foi o site a anunciar em 1ª mão todas as conquistas brasileiras no Everest.
Sonora de
Carlos Canellas

Clique para ouvir

 
Dia 9 de maio - 08h25 - Ouça acima a sonora de Carlos Canellas falando como foi o ataque ao cume e a descida para o acampamento base.




As palavras de Carlos Canellas sobre mais uma conquista brasileira no monte Everest

Olá pessoal, aqui é o Carlos Canellas direto do acampamento base do Everest, um dia bastante feliz para a gente, no dia 6 por volta das 22h nós iniciamos a escalada rumo ao cume do monte Everest, uma escalada dura, mas foi uma escalada que acabou muito bem, porque eu e o Carlos Santalena tocamos o cume do Monte Everest às 9h50 da manhã do dia 7 de maio de 2011. Havia um vento forte de 70km/h, uma condição adversa, mas uma condição esperada para a montanha, o Rodrigo Raineri acabou voltando em uma parte da subida, nós estivemos juntos sempre, mas ele decidiu voltar porque o vento estava muito forte para voar e porque nós estávamos sem água também, nós tivemos um problema com a hidratação , mas no fim acabou tudo certo, nós tiramos algumas fotos lá no cume, um dia maravilhoso para estar no Everest.

Nós começamos a descida e não encontramos ninguém, tanto subida como na descida, foi um cume 100% brasileiro, estava um dia muito bom. Nós voltamos para o campo 4 e encontramos o Rodrigo fazendo água para agente na medida do possível, porque a gente não tinha fósforo, então esse foi um problema sério, passamos uma noite complicada no campo 4 com ventos de mais de 100km/h e a barraca que eu estava ficou destruída, mas não foi nada grave, uma noite esperada para quem está no Everest.

O Rodrigo e o Carlos Santalena me avisaram para sair por volta das 10 horas da manhã, como eles já estavam prontos eu sai meia hora depois. Mas nos encontramos no campo 3 e baixamos finalmente para o campo 2 onde tinha uma barraca esperando e uma estrutura boa para gente, dormimos lá para descansar e para nos recuperar, foi uma noite muito agradável, estava uma noite fria mas a gente tinha uma estrutura para tudo que a gente precisa ali no campo 2.

Hoje baixamos para o campo base do monte Everest. É uma data especial pois fizemos cume e hoje a nós estamos comemorando o aniversário do Rodrigo Raineri e o aniversário do Carlos Santalena amanhã. Então não poderia ser melhor.
Gostaríamos de agradecer e mandar um abraço para todo mundo no Brasil que torceu pela gente, para a família, para os amigos, enfim para todo mundo que acreditou.

 
 
 
Dia 9 de maio - 08h15 - O seleto grupo de brasileiros que chegaram ao cume do Everest. Clique aqui para ver os detalhes e curiosidades.
 
Dia 9 de maio - 08h14 - Estamos gravando a sonora com o Canellas. Todos brasileiros chegaram ao acampamento base.
Dia 9 de maio - 05h32 - Os brasileiros estão na cascata de gelo (Ice fall) e devem chegar ao acampamento base por volta das 9h no horário de Brasília.
Dia 8 de maio - 20h33 - Agora lá no Nepal já é dia 9 de maio - 5h17 da manhã, portanto hoje Rodrigo Raineri completa 42 anos. Na terça-feira quem faz aniversário é o Carlos Santalena que vai completar 25 anos.
Dia 8 de maio - 20h10 - 32 países até o momento estão acompanhando a nossa cobertura do ataque ao cume do monte Everest, agradecemos a todos. Por volta da meia-noite faremos contato com a nossa equipe no acampamento base e continuaremos a cobertura.

• Brazil
• United States
• Netherlands
• Portugal
• France
• Nepal
• Mexico
• United Kingdom
• Canada
• Japan
• Spain
• Argentina
• New Zealand
• Switzerland
• Germany

• Thailand
• Paraguay
• Bolivia
• Italy
• Venezuela

• Peru
• Hungary

• Sweden
• Trinidad and Tobago
• Colombia
• Chile
• India
• Qatar
• Lithuania
• Greece
• South Africa
• Australia
Dia 8 de maio - 14h32 - Ainda não acabou, a melhor parte ainda está por vir. Hoje entre 23h e meia-noite voltaremos a fazer contato com a nossa equipe no Everest e a cobertura continua. Recebemos notícias que a equipe brasileira foi pega no C4 por uma forte tempestade que surgiu de repente, ventos com aproximadamente 100km destruiram algumas barracas, mas os brasileiros conseguiram se abrigar. As notícas ainda são um pouco confusas, mas teremos todos os detalhes assim que eles chegarem ao acampamento base. Feliz dia das mães.
Dia 8 de maio - 12h13 - Priscilla Santalena, irmã de Carlos Santalena que mora atualmente na Holanda, nos enviou uma ótima notícia:

"Oi pessoal que nos acompanha, família, amigos e toda a equipe do EXTREMOS. Meu irmão acabou de entrar em contato com a minha mãe por telefone. Eles ligaram para ela as 10h47 da manhã horário de Brasilia. A minha mãe falou com os 3 e todos eles disseram estar bem. Carlos Canellas e Rodrigo Raineri também estão bem. Meu irmão Carlos Santalena estava emocionadíssimo e quase não conseguiu falar mas também está bem. Gostaria de dividir isto com vocês por isso envio esta mensagem em nome da minha mãe Noely que também está bastante emocionada por ouvir as vozes dos 3 heróis!!!!!!!!!!!! Muito obrigada Extremos pela organização de vocês!!!! Um abraço forte, Família Santalena."
Dia 8 de maio - 10h08 - Rodrigo Raineri do C2 conseguiu fazer uma breve ligação pelo seu celular via satélite para o Edimar que estava no acampamento base.

- Estou bem... - foram as únicas palavras de Rodrigo Raineri antes de perder o sinal.

Os brasileiros já se hidrataram e já jantaram, agora estão dormindo e amanhã cedo começam a descida do C2 para o acampamento base, onde devem chegar por volta das 13h no horário nepalês e 4h15 da madrugada no horário de Brasília.
Edimar Martins novamente não irá dormir no acampamento base, neste momento ele já voltou para Gorak Shep, para ter uma noite mais tranquila.

- Estou bem aclimatado agora, o que eu levava três horas para fazer do acampamento base para Gorak Shep nos primeiros dias, agora consegui percorrer essa distância em pouco mais de 1h. Amanhã cedo volto para o acampamento base para ver a chegada dos brasileiros. - disse Edimar.
Dia 8 de maio - 07h22 - Os três brasileiros estão bem. Na descida do cume do Everest, os brasileiros enfrentaram fortes ventos. Canellas resolveu ficar no C4, pois já era noite, junto com dois sherpas. Rodrigo Raineri e Carlos Santalena desceram durante a noite em direção ao C2, onde apesar dos fortes ventos e do desgaste, puderam se abrigar e se alimentar em uma altitude um pouco mais confortável.
Ao amanhecer, no C4, Canellas também desceu e agora os três brasileiros estão no C2 a 6.400 metros de altitude. Eles vão se alimentar e se hidratar e passarão a noite por lá. Amanhã continuarão descendo e os três devem chegar ao Acampamento Base do Monte Everest a 5.345m por volta das 13h no horário nepalês e 4h15 da madrugada no horário de Brasília.
Dia 8 de maio - 01h50 - Uma forte tempestade atingiu o Everest esta noite. Mas Rodrigo Raineri e Carlos Santalena estão descendo, no momento estão entre o C3 e C2, estão bem cansados e desgastados com toda a maratona de escalada e devem dormir no C2 a 6.400m. Carlos Canellas ficou no C4 a 7.950m e em breve deve começar a descer. Vale lembrar que cada montanhista tem o serviço de um sherpa como apoio.
Faremos um novo contato com o acampamento base na manhã deste domingo.
Dia 8 de maio - 00h23 - Rodrigo Raineri desistiu ontem de atacar o cume do Everest porque começou a sentir os dedos dos pés começarem a perder sensibilidade e entrar em processo de congelamento, o que pode ser chamado de congelamento de 1º grau, não há informação se esse estado evoluiu ou não, mas só o fato dele descer para o C4, naturalmente melhora, e lá no acampamento também teria mais condições de se cuidar, caso fosse necessário. (quanto maior o grau, mais complicações há)
Dia 7 de maio - 23h02 - Falamos com Edimar Martins, e não há nenhuma nova informação no momento. O que temos ainda é a mesma informação de ontem, que Santalena e Canellas estavam descendo e já próximos do C4, onde Rodrigo Raineri esperava pela chegada deles para descerem juntos ao C3.
No acampamento base, os organizadores da expedição também não conseguiram nenhum contato com os brasileiros, nem por rádio e nem por celular, o mesmo contato que nós temos e também não conseguimos.
Edimar Martins está neste momento indo de Gorak Shep para o Acampamento Base do Everest, onde poderá conseguir mais informações, a caminhada até lá dura 3 horas, portando por volta das 2h da madrugada deste domingo acredito que teremos informações sobre os brasileiros. Lógico que durante este intervalo de tempo, estaremos buscando outras fontes de informações e iremos informando aqui a cada novidade.
 
Dia 7 de maio - 21h20 - Carlos Santalena e Carlos Canellas são destaque no Jornal Nacional.





Dia 7 de maio - 07h25 - Rodrigo Raineri está no C4 - 7950m, aguardando a chegada de Santalena e Canellas que já estão bem próximos. O programado é que os três desçam para o C3 - 7500m ainda hoje. E amanhã todos no C1 ou no acampamento base. É bem provável que entre o C4 e C3, já não tenha mais sol, o que irá novamente dificultar o recebimento de informações aqui na redação até as 22h deste sábado. Estamos de plantão e iremos publicando novidades assim que recebermos.
Música do
Ataque ao Cume

Clique para ouvir

 
Dia 7 de maio - 1h57 - Oficialmente às 9h50 do horário nepalês, os montanhistas Carlos Santalena e Carlos Canellas chegaram aos 8.850m do cume do Everest. Eles estão bem de saúde e já começaram a descer. Rodrigo Raineri também está bem de saúde, não fez o cume, mas já está próximo ao C4.
Junto com os brasileiros chegaram os sherpas, Shera Gyalzen e Pasang Rita. Aos 24 anos, Carlos Santalena é agora o mais jovem brasileiro a ter alcançado o topo do Monte Everest. Carlos celebrará seu 25º aniversário em 10 de maio, quando ele estará no acampamento base. Haverá muita festa!
O Extremos agradece a atenção, o carinho e a paciência de todos os internautas que juntos tornaram essa cobertura ainda mais brilhante. Voltaremos a dar notícias da descida dos brasileiros na manhã deste sábado. Parabéns à todos e deixem os seus recados que a equipe brasileira ficará orgulhosa ao ler.

Dia 7 de maio - 0h56 - Rodrigo Raineri desistiu do ataque ao cume e está descendo. Carlos Santalena e Carlos Canellas continuam rumo ao topo do Everest.
Dia 7 de maio - 00h05 - A base ainda não conseguiu nenhuma nova informação com os montanhistas brasileiros, marcamos um novo contato para daqui 1h. Edimar disse que eles deixaram o Balcony às 6h da manhã, o que seria o horário limite para a chegada ao cume.
Participe, deixe o seu comentário logo abaixo.
 
 
Dia 6 de maio - 23h45 - Vale salientar se caso eles decidirem abortar o ataque ao cume e descer para o C4, ou C2, eles podem voltar para o acampamento base, descansar alguns dias e esperar uma nova janela e fazer um novo ataque ao cume na semana que vem, provavelmente.

Dia 6 de maio - 23h35 - O próximo contato que faremos com a base está programado para acontecer as 0h10 minutos deste sábado.

Dia 6 de maio - 23h27
- Vou ser frio e calculista agora. Quem nos passou a informação de que eles estão no Balcony foi a base, mas não há uma informação exata do momento em que isso se deu (depois confirmaremos o horário exato). Mas, estima-se que leva 4 horas para ir do Balcony até o Cume Sul e até o Cume do Everest mais 2h, então a equipe teria mais 6h para chegar ao cume. Vamos supor que eles partiram do Balcony às 7h da manhã lá, chegariam ao cume as 13h. Normalmente o horário máximo para a chegada ao cume é até às 12h, depois disso começa a ficar perigoso, pois tem a volta ainda e acabariam tendo que fazer parte da descida no escuro.
Eles só devem continuar se tudo isso se deu horas atrás e com condição de partir do Balcony lá pelas 5h da manhã, chegando no cume no máximo as 11h. Mas isso tudo é apenas uma análise minha.


Dia 6 de maio - 23h05
- Neste momento os brasileiros estão na plataforma Balcony, a 8440m de altitude, mas estão enfrentando ventos fortissímos, por isso eles tentarão se abrigar por algum tempo e decidirão se mantem o ataque ao cume ou se descem.
Veja na imagem ao lado o local onde eles estão.
Dia 6 de maio - 22h40 - Edimar Martins está fazendo contato via rádio com a base, para obter mais informações sobre os brasileiros.
Dia 6 de maio - 22h20 - BOAS NOTÍCIAS - Falamos agora com Edimar Martins, e ele confirmou que os brasileiros Rodrigo Raineri, Carlos Santalena e Carlos Canellas partiram do C4 a 7950m em direção ao cume do Everest. Ele não sabe precisar a hora correta da saída dos brasileiros, e disse que essa informação é 99% correta até o último momento em que ele havia falado com a base. A estimativa é que a equipe chegue no cume por volta das 8h da manhã lá no Everest (vocês podem conferir o horário do Everest no relógio acima).
Dia 6 de maio - 20h13 - Respondendo a pergunta do José Carlos de Recife, amigo nosso que já fez o trekking até o acampamento base do Everest, ele pergunta se é possível fazer contato com o Rodrigo lá no Cume.
R: Sim, pode ser possível, nós temos dois telefones via satélite lá na Expedição, um está com o Rodrigo Raineire, o outro está com o Edimar Martins em Gorak Shep, com o Edimar até quando tinha sol era fácil fazer contato, com o Rodrigo Raineri a partir do momento em que ele começou a subir para os acampamentos mais altos, tem sido difícil falar com ele, ou realmente está sem sinal ou está dentro da mochila e pegar um telefone no meio da escalada não é a melhor opção. A equipe também tem um rádio onde se comunicam com os organizadores da expedição no acampamento base.
Dia 6 de maio - 22h06 - Lá já amanheceu, logo deve começar a chegar informações. Também estamos na torcida, mas ainda não sabemos se eles subiram ou desceram.
Dia 6 de maio - 19h00 - Fiquem ligados, por volta das 23h ou 23h30 voltaremos a ter notícias direto do acampamento base. Assim confirmaremos se a equipe brasileira optou por atacar o cume ou se resolveram descer para o C2. Caso eles tenham decidido atacar o cume, a previsão de chegada aos 8.850m do monte Everest será por volta da meia-noite, lógico que pode haver atrasos. A noite promete e esperamos todos vocês aqui.
 
 
Dia 6 de maio - 17h49 - Esse cachorro foi visto durante vários dias entre o C2 e C3.
- Esta manhã os sherpas apareceram com um cachorro que os seguia. O cão atravessou todas as escadas com facilidade aparentemente ... - disse o alpinista Bill Allen.
Dia 6 de maio - 16h08 - Para quem ainda não viu, confirá logo abaixo nesta página, a foto panorâmica da chegada a Gorak Shep.
Dia 6 de maio - 15h25 - Com o cair da noite no Everest, a comunicação fica cada vez mais difícil, muitos utilizam sistemas alimentados por energia solar, e a noite esses sistemas param de funcionar.
Por isso nos sentimos na obrigação de alertar os nossos queridos internautas que as informações mais precisas começarão a chegar por volta das 23h desta sexta-feira (horário de Brasília). Mas continuaremos buscando novas informações durante todo o dia. Sabemos que muitas pessoas atualizam suas páginas a cada minuto em busca de notícias, por isso orientamos que durante esse período visite-nos a cada hora, que logo teremos novidades.
Dia 6 de maio - 14h35 - ZONA DA MORTE - Entenda o que significa a Zona da Morte que a Ana Boscarioli citou em sua sonora.

Acima de 8.000 metros (a chamada “zona da morte”), recebe esse nome porque a adaptação humana é basicamente impossível. Aqui, o ar tem tão pouco oxigênio e o estresse é tão grande que o corpo começa a consumir sua própria carne para sobreviver, e o cérebro começa a entrar em colapso.

• Os alpinistas próximos ao cume precisam respirar 15 vezes para dar um passo. Eles chegam a queimar 15.000 calorias no ataque final ao cume. É 10 vezes mais do que o corpo usa em um dia normal.
• Acima de 8.000 metros (a chamada “zona da morte”), o ar tem apenas 30% do oxigênio no nível do mar, aumentando as chances de ocorrência de mal da montanha:
- dores de cabeça
- perda de visão
- congelamento, hipotermia
- edema pulmonar ou cerebral
- respiração irregular
- ataque cardíaco
- alucinações

Vale lembrar que os brasileiros Rodrigo Raineri, Carlos Santalena e Carlos Canellas irão utilizar ou já estão utilizando os cilindros de oxigênio, o que ameniza bem estes efeitos da altitude.

Sonora de
Ana Boscarioli

Clique para ouvir

 
Dia 6 de maio - 12h00 - Ana Boscarioli, a 1ª brasileira a escalar o Monte Everst, em 2006, fala sobre os próximos momentos dos brasileiros rumo ao ataque ao cume.
Dia 6 de maio - 14h16 - Ainda não recebemos nenhuma confirmação se os brasileiros decidiram atacar o cume ou não. Estamos aguardando e buscando informações. É normal ao cair da noite no Everest as informações também demorarem a chegar.
Dia 6 de maio - 13h20 - Os dois alpinistas americanos, Chris e Deke, decidiram descer do C3 para o C2, após receberem a previsão de ventos fortes no cume. Eles estavam acompanhando os brasileiros desde a saída do acampamento base. No C2 eles aguardarão por uma nova janela de tempo bom.
Sonora de
Manoel Morgado

Clique para ouvir

 
Dia 6 de maio - 11h50 - Acabamos de fazer uma entrevista com o montanhista Manoel Morgado, que está em Kathmandu e que há 4 dias atrás encontrou com os brasileiros em Dingboche. Morgado fala nesta sonora como será o dia dos brasileiros. Manoel Morgado é um dos 9 brasileiros que chegaram ao cume do Everest.
Dia 6 de maio - 11h41 - Recebemos uma informação que se a equipe brasileira for tentar atacar o cume hoje, isso acontecerá daqui a 15 minutos. Então pela informação que o Manoel Morgado passou, a saída do acampamento base seria ás 20h45 do horário do Nepal.
Dia 6 de maio - 10h46 - Temos várias surpresas programadas para esse dia de ataque ao cume, aos poucos iremos publicando aqui na página, aguardem! Quem quiser fazer alguma pergunta, fique a vontade, e pode postá-la no mural abaixo, na medida do possível iremos respondendo.
Dia 6 de maio - 10h30 - Agora lá no Everest (Nepal) são 19h15, eles devem se alimentar e tentarão dormir, terão poucas horas de sono, devem acordar às 23h para sair para o ataque ao cume no máximo a meia-noite. Essa é a previsão.
Dia 6 de maio - 10h23 - Há uma previsão de ventos fortes durante a madrugada, caso ela se consolide, os montanhistas brasileiros irão abortar a escalada e descerão ao Acampamento Base, mas por enquanto o plano é de fazer hoje o ataque ao cume.
Dia 6 de maio - 10h18 - Conseguimos contato com o Rodrigo Raineri, eles chegaram bem ao acampamento C4 (7950m), apesar de ter sido muito desgastante. A intenção é fazer o ataque ao cume hoje a noite, e chegariam ao topo do Everest por volta das 8h da manhã de sábado, algo em torno de 23h30 de hoje aqui no Brasil.
Dia 6 de maio - 10h02 - Tentamos contato com o celular dos montanhistas, mas não atendem. O acampamento base também tentou contato e sem sucesso. Eles já podem estar no acampamento 4, mas ainda não podemos confirmar nada.
Dia 6 de maio - 9h23 - DICA: Você pode deixar essa página aberta em seu navegador, pois programamos para a cada 10 minutos ela atualizar sozinha, assim quando chegar uma nova notícia você verá automaticamente, sem precisar dar F5 (windows) ou Command R (Os X) a todo momento.
Dia 6 de maio - 9h07 - Os brasileiros ainda não chegaram ao C4 (7.950m), fomos informados que nessa região o vento aumentou, chegando a 70km/h, o que pode estar atrasando e dificultando a progressão dos montanhistas, o que é normal.
Dia 6 de maio - 8h33 - A previsão de chegada dos brasileiros ao C4 é por volta das 17h, (agora lá são 17h19), portanto eles devem chegar a qualquer momento. Em breve faremos um novo contato.

Dia 6 de maio - 2h30 - Aqui no Brasil são 2h30 da madrugada, para os brasileiros no Nepal exatamente 11h13 da manhã. Falamos agora de pouco com o Edimar Martins, que está em Gorak Shep e nos informou que a equipe saiu logo de manhã do C3 a 7.500m e estão a caminho do Colo Sul, o C4 a 7.950 metros, onde devem chegar a tarde. (confira no infográfico a localidade dos acampamentos).

Em respeito ao nosso público, estaremos de plantão a partir de agora até a chegada dos brasileiros ao cume do Everest, que deve acontecer por volta das 2h da madrugada do sábado (de sexta-feira para sábado). Isso tudo pensando em uma situação perfeita, mas lógico que imprevistos e atrasos sempre podem acontecer, ainda mais quando estamos falando do Everest.

Essa página será atualizada durante todo o dia até a chegada dos brasileiros ao cume do Everest, essa será a nossa página especial e muita coisa irá acontecer, nos acompanhe e atualizem essa página que estaremos publicando as principais notícias desse dia especial. Deixem os seus recados de apoio para os montanhistas brasileiros.

 
 
Imagem da expedição
 
 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.